quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Presidente nota 10 - round 3


Antigamente, muito antigamente, era exigência para ser membro do STF, notável saber jurídico e ilibada reputação.

Mas, isso, antigamente, muito antigamente, na época em que:
- os presidentes sabiam falar português;
- os diplomatas deveriam saber falar, ao menos, dois idiomas, além do português;
- os senadores eram pessoas respeitadas;
- os ministros não participavam de marchas em favor da maconha;
- as candidatas à presidência da república não eram ex-assaltantes de banco etc etc etc

LULA QUER NOMEAR COMO MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, UM INDIVÍDUO QUE FOI REPROVADO DUAS VEZES EM CONCURSO PARA JUIZ DE 1ª INSTÂNCIA !!!!!

É O PETISMO: QUEM NÃO PODE O MENOS PODE O MAIS.

Com a morte de Menezes Direito, ministro do Supremo Tribunal Federal, cabe ao Lula indicar o substituto.

De novo! O seu preferido é o atual advogado geral da União, José Antônio Dias Toffoli, de 42 anos. O que não está suficientemente claro é que Toffoli ainda não está intelectualmente preparado para o cargo, não tendo também, condições políticas de exercê-lo. Por quê?

Porque ele foi reprovado não uma, mas duas vezes em concursos públicos para juiz de primeiro grau em São Paulo.

Ele já esteve antes no governo; a primeira vez servindo a José Dirceu, na Casa Civil. Entre aquela experiência e a atividade de Advogado Geral da União, voltou à advocacia privada. Advogados, nessas circunstâncias, encontram clientes que são verdadeiros aviões.

Eles podem até lhes robustecer o currículo e o cofre sem qualquer ilação maliciosa aqui, mas podem lhes comprometer certas aspirações legítimas, mas tornadas impróprias.

Calma, leitor. Não fique aflito. Farei como o redivivo Belchior na música Medo de Avião: pegarei na sua mão. Tenho a certeza de que você entenderá. Primeiro aos concursos.Toffoli foi reprovado no 165º e no 166º concursos para juiz de primeiro grau em São Paulo, nos anos de 1994 e 1995, respectivamente. Nas duas vezes, bombou na primeira fase do concurso, naquela de Conhecimentos Gerais e noções básicas, muito básicas, de Direito. Tempo para estudar não lhe faltou, não é? Ele se formou em 1990. Ora, o que se exige de um ministro do Supremo? Notório saber jurídico. Goste-se ou não dos concursos, o fato é que são reconhecidos pela Justiça como um dos critérios de acesso para grupo tão seleto. E Toffoli levou pau duas vezes, por que ele não passou nas provas de Conhecimentos Gerais.Ora, dirá alguém, e daí??


Daí que, as coisas começariam a ficar bem esquisitas para ele, além da suspeita óbvia de que as reprovações indicam insuficiência. Como ministro do Supremo, uma de suas tarefas seria, julgar recursos originários de um tribunal de São Paulo, onde foi reprovado! Não dá. Ele é novo ainda: tem apenas 42 anos. Se quer mesmo chegar ao Supremo, deve trilhar o caminho das leis. Ocorre que ele escolheu o da política. Há 14 anos, em 1995, era um jovem de apenas 28. Em vez de continuar a rachar o coco para ser juiz, optou por ser assessor parlamentar da liderança do PT na Câmara Federal, onde ficou até 2000. Vale dizer: desistiu de ser juiz. Só voltou a pensar no assunto quando começaram a surgir vagas no Supremo.Por outras palavras:

O garotão mostrou não ser bom o bastante para ser juiz de primeira instância, mas tem a ousadia de pretender ocupar o cargo de ministro da última instância da justiça brasileira!!!!

Realmente, o Brasil esta ficando cada vez mais longe de ser um país sério.
O autor do texto é desconhecido, se foi você manifeste-se que coloco os créditos.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião atoa.